26/11/2012

Nesta sexta-feira, 30/11

Clique para ampliar

18/11/2012

Papo com Letras com Maurício Rosa no dia 28/11

O velejador Maurício Rosa estará na quarta-feira, dia 28/11 em mais uma edição do Papo com Letras, durante o lançamento em Brasília de seu livro "Gastronomia em Veleiros - Receitas e dicas para quem está a bordo". 





Se não estivesse lançando o livro "Gastronomia em Veleiros", ainda assim Maurício Rosa seria uma boa pedida para um Papo com Letras. Ele é o tipo de velejador que adora contar histórias de navegação. 

Literalmente morando a bordo do veleiro “Alphorria”, um Fast 345 adquirido depois de muito planejamento em 2008, Maurício Rosa - servidor público aposentado que alimentou o sonho de morar em um barco por muitos anos - realiza agora outro sonho: o de escrever um livro. É bem verdade que, como ele mesmo explica logo no início, foram suas duas filhas, as "culpadas" pela façanha. Mas, depois de convencido por elas, Maurício decidiu levar muito a sério a empreitada e realizar uma pesquisa detalhada que pudesse reunir o maior número de dicas, fazendo jus ao título: “Gastronomia para Veleiros – Receitas e Dicas para quem está a bordo”. 

O livro é, claro, obrigatório para os que amam velejar. Nele você encontra dicas para aproveitar o melhor de sua cozinha a bordo, desde as compras, a organização e o armazenamento, até as receitas que combinam com este ou aquele estilo de velejada (o percurso, condições climáticas, número de pessoas a bordo, dentre outros). Mas o livro vai além, ele pode servir também aos que dispõe de pouco espaço e condições ideais para a arte da boa culinária, não só ao velejar mas também em terra. 

É o autor quem conta: “Embora o título “Gastronomia em veleiros” possa até parecer meio metido, ele reflete basicamente a ideia de vários bons chefs de cozinha de que a gastronomia tem um sentido mais amplo que a culinária. Enquanto um especialista em culinária se preocupa basicamente com as técnicas de confecção dos alimentos o gastrônomo amplia esse conceito, pensando no aprimoramento da alimentação…”. 

Maurício Rosa revela anos de segredos guardados em suas panelas mas também procura dar a todos a noção de que qualquer pessoa pode aprender a cozinhar, e brinca, avisando que seu ´filme de cabeceira´ é a animação Ratatouille. O livro possui ainda informações históricas e culturais sobre a gastronomia nas navegações, as especiarias, os temperos e ainda apresenta sugestões para cardápios completos, o que facilita o planejamento das compras. 

Se você for apaixonado pelo mar ou pela boa gastronomia, não vai querer perder a oportunidade de conhecer este simpático velejador e ouvir não só muitas histórias, como também aprender dicas de culinária a bordo que podem perfeitamente ser aproveitadas em terra. 

Serviço:
Papo com Letras e Sessão de Autógrafos com Mauricio Rosa
"Gastronomia em Veleiros - Receitas e dicas para quem está a bordo"
Onde: Café com Letras, 203 sul, bl C loja 19 (ao lado do Banco do Brasil)
Quando: quarta-feira, 28/11 a partir das 19h30
Classificação indicativa livre.

Informações e Imprensa:
Juliana Medeiros - 99998843 
cafe.letras@gmail.com

16/11/2012

Lançamento especial na segunda, 26/11


HOJE - Show de Henrique Silva




O cantor e compositor Henrique Silva se apresenta hoje no Café com Letras. O cantor estará acompanhado de Marcus Vinícius de Brito na Percussão e Cledson Nunes no Baixo.

No repertório, músicas do primeiro trabalho musical do compositor (Uma noite no sertão) bem como músicas do novo trabalho: A Tróia Negra. Também estarão presentes algumas musicas de compositores negros como Milton Nascimento, Djavan, Gil, numa referência mais que objetiva ao Mês da Consciência Negra, e também uma menção mais que honrosa a Luiz Gonzaga.

A produção do show está a cargo da Monaxé Eventos.

Quando: 16/11/2012
Onde: Café com letras – Comercial da 203 Sul
Horário: 21 horas
Ingresso: R$15,00 (quinze reais)
Informações: 8144-6428 ou 93248976

13/11/2012

Dia 19/11 Neusa Baptista lança ‘Cabelo Ruim?’

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, a Cojira-DF traz a escritora Neusa Baptista, cuja obra aborda a estética negra do ponto de vista de três meninas em ambiente escolar




Da Assessoria


A história de três meninas negras vivenciando no ambiente escolar suas angústias com a estética e seus cabelos crespos é a abordagem do livro “Cabelo Ruim?”, da jornalista e escritora Neusa Baptista, que será lançado no próximo dia 19, em Brasília.

O evento faz parte das comemorações do Dia da Consciência Negra, organizado pela Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial do Distrito Federal (Cojira-DF), com apoio do grupo Pretas Candangas e da Griô Produções.

O lançamento será às 19h30, na livraria Café com Letras. A comemoração contará ainda com apresentação de músicos negros, como o cantor e compositor Daniel Junior e convidados, e recital de poemas, com poetas do projeto Poemação, liderado por Jorge Amâncio.

A livraria Café com Letras fica na 203 Sul, Bloco C, Loja 19

A Autora

Neusa Baptista é jornalista, graduada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e trabalhou em alguns dos mais importantes veículos de comunicação daquele Estado e atualmente dirige a Agência de Comunicação Popular, pela qual presta assessoria e consultoria a sindicatos de trabalhadores, entidades do movimento social, evento e projetos culturais e educativos.

O Livro

“Cabelo Ruim?” teve sua primeira edição lançada em 2006 na Literamérica – Feira Sul Americana do Livro, em Cuiabá (MT). O livro é fruto do “Projeto Pixaim: nem bom nem ruim, só diferente: estímulo à valorização do cabelo crespo entre crianças da periferia de Cuiabá”, com recursos do Fundo Estadual de Fomento à Cultura, pelo qual a autora realizou rodas de leitura com crianças da periferia, em parceria com professores, escolas e projetos sociais.

Em 2007, a Carlini & Caniato Editorial decide publicar o livro pelo selo TantaTinta. Em seguida “Cabelo Ruim?” é adaptado ao teatro pelo Grupo Teatral Vida, de Cuiabá. A peça “A história do cabelo ruim” tem grande aceitação em escolas de Cuiabá e em 2008 o grupo participa com ela da Mostra Internacional de Teatro Infantil (MITI) e faz bastante sucesso entre as crianças e adolescentes, tendo participado de outros eventos literários durante o ano.

Projetos

Em 2009, a autora passa a integrar o projeto Circuito Pixaim, desenvolvido pela CUFA-MT, que oferece oficinas de tranças e de leitura do livro Cabelo Ruim? Na periferia de Cuiabá. A ação forma as primeiras ‘trançadeiras’ do projeto.

Em 2010, é aprovado o Ponto de Cultura Pixaim, que passa a funcionar na sede da CUFA-MT, oferecendo oficinas de tranças e bonecas negras, associados a atividades de leitura do livro.

A ação se expande com a articulação local da CUFA-MT, surgem novas iniciativas em parcerias com escolas e creche da região, além de ações externas. Entre elas, a participação do Ponto de Cultura na Feira Probeleza e na Feira do Empreendedor.

No mesmo ano, o “Projeto Pixaim: nem bom nem ruim...” viaja por 30 cidades, com uma nova peça teatral, oficinas de leitura e de tranças e doação de 5 mil livros.

Com o apoio da Secretaria de Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) e da Secretaria de Estado de Educação, é realizado em duas escolas públicas o projeto “Pixaim nas Escolas”, com oficinas diferenciadas de leitura em sala de aula e de tranças e bonecas aos finais de semana, kits com bolsa do projeto, camiseta, exemplar do livro e bonecas das personagens.

Em 2011, a autora deixa a CUFA-MT e, em novembro, realiza o projeto “Pixaim: trançando ideias na escola”, ação inscrita no edital Microprojetos na Amazônia Legal, da Funarte. São feitas oficinas de leitura para alunos e professores de quatro escolas públicas e distribuído kit com bonecas, livro e camiseta, dentro da programação da Semana da Consciência Negra.

O livro tem sido adotado formal e informalmente como material paradidático em vários estados do país. Em 2012, foi adotado oficialmente pela rede de Escolas Adventistas em Mato Grosso.

03/11/2012

A crônica urgente de Lya Luft dia 6/11

Homenageada no Terça Cronica do dia 6/11, às 20h, no Café com Letras, Lya Luft volta à ficção, a autora aborda o drama existencial humano em um universo onírico.


Título: O tigre na sombra
Autor: Lya Luft
Páginas: 128
Preço: R$ 29,90
Com mais de 1,2 milhão de livros vendidos, Lya Luft, que conquistou os leitores com suas crônicas filosóficas sobre a vida e seus mistérios, retorna à ficção com seu novo romance, 13 anos depois de lançar O ponto cego. Autora do sucesso editorial Perdas & ganhos (2003), que permaneceu 113 semanas no topo das listas de mais vendidos, sua última incursão pela ficção foi com o livro de contos O silêncio dos amantes, de 2008, adaptado com sucesso para o teatro. Neste impactante O tigre na sombra, Lya cria de maneira surpreendente um universo de mistério, magia e dramas humanos muito reais, com os quais todo leitor é capaz de se identificar e se emocionar. Apresentando personagens marcantes e um final completamente inesperado, a veterana autora consegue aqui se renovar, mantendo intacta sua magistral capacidade de contar histórias.


A literatura de Lya Luft escorre como uma boa conversa, daquela que a gente tem ao cair da tarde, rodeada de gente de conselhos sábios e inteligentes. Fala de viver e de estar vivo, do aqui e agora, das alegrias e decepções em seguir o curso de envelhecer com dignidade. São essas narrativas, com o dom de espalhar sabedoria e um ponto de vista feminino e peculiar, que movimentam o sexto módulo do Terça Crônica, do dia 6 de novembro (terça-feira), às 20h, no Café com Letras (203 Sul), com entrada franca, numa noite em que a trilha sonora será entregue às canções deslumbrantes de Tim Maia. A poeta Isolda Marinho é a convidada dessa edição.

Tim Maia

Lya Luft e Tim Maia inspiram o ator Jones de Abreu e o músico Alex de Souza a cruzarem artisticamente os caminhos desses dois mestres da cultura nacional. “É um prazer escutar tanto a literatura de Lya Luf, quanto a melodia de Tim Maia. São dois criadores inquietos, que apontam caminhos para que o leitor/ouvinte se movimente”, acredita Jones de Abreu, mentor do projeto concebido pela Criaturas Alaranjadas Cia. de Teatro.

Vencedor do Edital Nacional Procultura para Programação Cultural de Livrarias, o Terça Crônica é um dos projetos de incentivo à leitura mais bem-sucedidos de Brasília. Desde agosto, quinzenalmente, vem levando um público fiel e crescente ao Café com Letras (203 Sul), promovendo uma noite leve, divertida e cheia de conhecimento sobre os homenageados. Na última edição, premiou a espectadora Jamile Guerra em concurso cultural que estimulou os participantes a escreverem um texto literário. “Foi a primeira crônica que ela escreveu,Tarja Preta, com uma narrativa bem-humorada, ágil e cheia de sutilezas. Recebemos dezenas de textos, vindos até de Salvador. Em dezembro, realizaremos outro certame literário”, adianta Jones.

Criado em 2008 em temporada no Teatro Goldoni, Terça Crônica já participou da Feira do Livro (2010) de Brasília e da I Bienal do Livro e da Leitura (2012), fazendo também itinerância pelas cidades de Ceilândia e Taguatinga, com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC). O projeto se desdobrou ainda no Quinta Crônica (de 2008 a 2011) e no programa Canto das Letras, atualmente apresentado mensalmente na TV Câmara.


Lançamentos:
Porto Alegre: 7 de novembro, quarta-feira, às 19h, na Livraria Cultura do Bourbon Shopping Country
Rio de Janeiro: 13 de novembro, terça-feira, às 19h, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon (bate-papo e autógrafos).
Belo Horizonte: 27 de novembro, terça-feira, às 19h30, no Auditório da CEMIG.
São Paulo: 28 de novembro, quarta-feira, às 19h, no Teatro da Folha (Shopping Pátio Higienópolis - bate-papo e autógrafos).