Belle Époque reúne 50 poemas escritos nos últimos cinco anos e o CD Quase, em que o artista dialoga com o silêncio. Lançamento terá leitura de poemas com o autor,
a poeta Luciana Martins e o compositor Assis Medeiros.
a poeta Luciana Martins e o compositor Assis Medeiros.
Poeta Celso Borges (Divulgação) |
O poeta maranhense Celso Borges lança no próximo dia 23 de fevereiro, na livraria Café com Letras, seu novo trabalho, Belle Époque. O livro traz como encarte o CD Quase, em que o autor apresenta o "silêncio como resposta ao barulho e à fúria do mundo moderno". O projeto gráfico é de Andréa Pedro, responsável pela identidade gráfica dos discos lançados pela Saravá Discos, selo de Zeca Baleiro.
Belle Époque é o terceiro livro-CD lançado pelo artista. A trilogia começa com XXI (2000) e prossegue com Música (2006). Nesses trabalhos, Celso Borges faz referências que vão da música popular brasileira às experiências sonoras de vanguarda e dialoga com mais de 50 compositores e poetas brasileiros, entre eles Chico César, Vitor Ramil, Zeca Baleiro, Assis Medeiros, Ademir Assunção, Rita Ribeiro, Sérgio Natureza, Ceumar, Micheliny Verunschk e o DJ Otávio Rodrigues.
Poeta, jornalista e letrista, Celso Borges viveu 20 anos em São Paulo e voltou a morar em São Luís em 2009. Parceiro de Chico César e Zeca Baleiro, entre outros, além dos livros-CDs, possui cinco livros de poesia publicados: Cantanto (1981), No Instante da Cidade (1983), Pelo Avesso (1985), Persona Non Grata (1990) e Nenhuma das Respostas Anteriores (1996).
Nos últimos seis anos, Celso Borges tem levado a poesia para o palco com os projetos Poesia Dub, que desenvolve com o DJ e pesquisador Otávio Rodrigues, e A Posição da Poesia é Oposição, com o guitarrista Christian Portela. Eles já se apresentaram no Tim Festival (SP-2004); Baile do Baleiro, do compositor Zeca Baleiro (SP-2004); Festival Londrix (Londrina-2006); Catarse (Sesc Pompéia-2009) e Projeto Outros Bárbaros (Itaú Cultural, SP- 2005 e 2007).
Celso Borges tem poemas publicados nas revistas de arte e cultura Coyote e Oroboro e já ministrou oficinas de poesia em São Luís, Imperatriz (MA) e Palmas (TO). Atualmente, apresenta na Rádio Uol o programa Biotônico ao lado de Zeca Baleiro e do DJ Otávio Rodrigues, além de editar a revista Pitomba, ao lado dos escritores Reuben da Cunha Rocha e Bruno Azevedo.
BELLE ÉPOQUE
Celso Borges
Lançamento: dia 23 de fevereiro, às 19h
Com recital de Celso Borges, Luciana Martins e Assis Medeiros
Livraria Café com Letras, às 19h
SCLS 203 SUL, BLOCO C, loja 19 – fones: 3322 4070 e 3322 5070
UPDATE:
Entrevista do poeta, concedida à jornalista Juliana Medeiros, na Rádio Cultura FM:
O poema "Americana” de Celso Borges, uma homenagem a Bob Dylan, virou música cantada/recitada por Zeca Baleiro, Vitor Ramil, Fernando Abreu e Celso Borges. O video abaixo é uma dica do blog Conexão Brasília Maranhão:
Nenhum comentário:
Postar um comentário