03/11/2012

A crônica urgente de Lya Luft dia 6/11

Homenageada no Terça Cronica do dia 6/11, às 20h, no Café com Letras, Lya Luft volta à ficção, a autora aborda o drama existencial humano em um universo onírico.


Título: O tigre na sombra
Autor: Lya Luft
Páginas: 128
Preço: R$ 29,90
Com mais de 1,2 milhão de livros vendidos, Lya Luft, que conquistou os leitores com suas crônicas filosóficas sobre a vida e seus mistérios, retorna à ficção com seu novo romance, 13 anos depois de lançar O ponto cego. Autora do sucesso editorial Perdas & ganhos (2003), que permaneceu 113 semanas no topo das listas de mais vendidos, sua última incursão pela ficção foi com o livro de contos O silêncio dos amantes, de 2008, adaptado com sucesso para o teatro. Neste impactante O tigre na sombra, Lya cria de maneira surpreendente um universo de mistério, magia e dramas humanos muito reais, com os quais todo leitor é capaz de se identificar e se emocionar. Apresentando personagens marcantes e um final completamente inesperado, a veterana autora consegue aqui se renovar, mantendo intacta sua magistral capacidade de contar histórias.


A literatura de Lya Luft escorre como uma boa conversa, daquela que a gente tem ao cair da tarde, rodeada de gente de conselhos sábios e inteligentes. Fala de viver e de estar vivo, do aqui e agora, das alegrias e decepções em seguir o curso de envelhecer com dignidade. São essas narrativas, com o dom de espalhar sabedoria e um ponto de vista feminino e peculiar, que movimentam o sexto módulo do Terça Crônica, do dia 6 de novembro (terça-feira), às 20h, no Café com Letras (203 Sul), com entrada franca, numa noite em que a trilha sonora será entregue às canções deslumbrantes de Tim Maia. A poeta Isolda Marinho é a convidada dessa edição.

Tim Maia

Lya Luft e Tim Maia inspiram o ator Jones de Abreu e o músico Alex de Souza a cruzarem artisticamente os caminhos desses dois mestres da cultura nacional. “É um prazer escutar tanto a literatura de Lya Luf, quanto a melodia de Tim Maia. São dois criadores inquietos, que apontam caminhos para que o leitor/ouvinte se movimente”, acredita Jones de Abreu, mentor do projeto concebido pela Criaturas Alaranjadas Cia. de Teatro.

Vencedor do Edital Nacional Procultura para Programação Cultural de Livrarias, o Terça Crônica é um dos projetos de incentivo à leitura mais bem-sucedidos de Brasília. Desde agosto, quinzenalmente, vem levando um público fiel e crescente ao Café com Letras (203 Sul), promovendo uma noite leve, divertida e cheia de conhecimento sobre os homenageados. Na última edição, premiou a espectadora Jamile Guerra em concurso cultural que estimulou os participantes a escreverem um texto literário. “Foi a primeira crônica que ela escreveu,Tarja Preta, com uma narrativa bem-humorada, ágil e cheia de sutilezas. Recebemos dezenas de textos, vindos até de Salvador. Em dezembro, realizaremos outro certame literário”, adianta Jones.

Criado em 2008 em temporada no Teatro Goldoni, Terça Crônica já participou da Feira do Livro (2010) de Brasília e da I Bienal do Livro e da Leitura (2012), fazendo também itinerância pelas cidades de Ceilândia e Taguatinga, com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC). O projeto se desdobrou ainda no Quinta Crônica (de 2008 a 2011) e no programa Canto das Letras, atualmente apresentado mensalmente na TV Câmara.


Lançamentos:
Porto Alegre: 7 de novembro, quarta-feira, às 19h, na Livraria Cultura do Bourbon Shopping Country
Rio de Janeiro: 13 de novembro, terça-feira, às 19h, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon (bate-papo e autógrafos).
Belo Horizonte: 27 de novembro, terça-feira, às 19h30, no Auditório da CEMIG.
São Paulo: 28 de novembro, quarta-feira, às 19h, no Teatro da Folha (Shopping Pátio Higienópolis - bate-papo e autógrafos).

Nenhum comentário: