13/11/2012

Dia 19/11 Neusa Baptista lança ‘Cabelo Ruim?’

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, a Cojira-DF traz a escritora Neusa Baptista, cuja obra aborda a estética negra do ponto de vista de três meninas em ambiente escolar




Da Assessoria


A história de três meninas negras vivenciando no ambiente escolar suas angústias com a estética e seus cabelos crespos é a abordagem do livro “Cabelo Ruim?”, da jornalista e escritora Neusa Baptista, que será lançado no próximo dia 19, em Brasília.

O evento faz parte das comemorações do Dia da Consciência Negra, organizado pela Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial do Distrito Federal (Cojira-DF), com apoio do grupo Pretas Candangas e da Griô Produções.

O lançamento será às 19h30, na livraria Café com Letras. A comemoração contará ainda com apresentação de músicos negros, como o cantor e compositor Daniel Junior e convidados, e recital de poemas, com poetas do projeto Poemação, liderado por Jorge Amâncio.

A livraria Café com Letras fica na 203 Sul, Bloco C, Loja 19

A Autora

Neusa Baptista é jornalista, graduada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e trabalhou em alguns dos mais importantes veículos de comunicação daquele Estado e atualmente dirige a Agência de Comunicação Popular, pela qual presta assessoria e consultoria a sindicatos de trabalhadores, entidades do movimento social, evento e projetos culturais e educativos.

O Livro

“Cabelo Ruim?” teve sua primeira edição lançada em 2006 na Literamérica – Feira Sul Americana do Livro, em Cuiabá (MT). O livro é fruto do “Projeto Pixaim: nem bom nem ruim, só diferente: estímulo à valorização do cabelo crespo entre crianças da periferia de Cuiabá”, com recursos do Fundo Estadual de Fomento à Cultura, pelo qual a autora realizou rodas de leitura com crianças da periferia, em parceria com professores, escolas e projetos sociais.

Em 2007, a Carlini & Caniato Editorial decide publicar o livro pelo selo TantaTinta. Em seguida “Cabelo Ruim?” é adaptado ao teatro pelo Grupo Teatral Vida, de Cuiabá. A peça “A história do cabelo ruim” tem grande aceitação em escolas de Cuiabá e em 2008 o grupo participa com ela da Mostra Internacional de Teatro Infantil (MITI) e faz bastante sucesso entre as crianças e adolescentes, tendo participado de outros eventos literários durante o ano.

Projetos

Em 2009, a autora passa a integrar o projeto Circuito Pixaim, desenvolvido pela CUFA-MT, que oferece oficinas de tranças e de leitura do livro Cabelo Ruim? Na periferia de Cuiabá. A ação forma as primeiras ‘trançadeiras’ do projeto.

Em 2010, é aprovado o Ponto de Cultura Pixaim, que passa a funcionar na sede da CUFA-MT, oferecendo oficinas de tranças e bonecas negras, associados a atividades de leitura do livro.

A ação se expande com a articulação local da CUFA-MT, surgem novas iniciativas em parcerias com escolas e creche da região, além de ações externas. Entre elas, a participação do Ponto de Cultura na Feira Probeleza e na Feira do Empreendedor.

No mesmo ano, o “Projeto Pixaim: nem bom nem ruim...” viaja por 30 cidades, com uma nova peça teatral, oficinas de leitura e de tranças e doação de 5 mil livros.

Com o apoio da Secretaria de Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) e da Secretaria de Estado de Educação, é realizado em duas escolas públicas o projeto “Pixaim nas Escolas”, com oficinas diferenciadas de leitura em sala de aula e de tranças e bonecas aos finais de semana, kits com bolsa do projeto, camiseta, exemplar do livro e bonecas das personagens.

Em 2011, a autora deixa a CUFA-MT e, em novembro, realiza o projeto “Pixaim: trançando ideias na escola”, ação inscrita no edital Microprojetos na Amazônia Legal, da Funarte. São feitas oficinas de leitura para alunos e professores de quatro escolas públicas e distribuído kit com bonecas, livro e camiseta, dentro da programação da Semana da Consciência Negra.

O livro tem sido adotado formal e informalmente como material paradidático em vários estados do país. Em 2012, foi adotado oficialmente pela rede de Escolas Adventistas em Mato Grosso.

Nenhum comentário: