Isolda Marinho e seu filho Gabriel Marinho, autografam seus mais recentes livros - respectivamente Beijo de Tangerina e Breve Sonho de Esperança - no Café com Letras no próximo sábado a partir das 19h30.
Isolda Marinho é alagoana e escreve poemas desde os 14 anos de idade. Publicou três livros Sementes de Amora (2000), Viço do Verso (2004) e Beijo de Tangerina (2010). Professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, é co-fundadora do Núcleo de Literatura do Espaço Cultural Zumbi dos Palmares, da Câmara dos Deputados.
Recebeu Menção Honrosa no IV Concurso Raimundo Correa de Poesia e ganhou prêmio de publicação nos livros Poetas Brasileiros de Hoje e Escritores Brasileiros, Editora Crisalis (RJ).
Seu nome é verbete no Dicionário de Escritores Brasilienses. Participa da antologia Geografia Poética do DF e é uma das poetas homenageadas no livro Brasília 5.0 –
Antologia de Cordel. Suas obras estão nas mãos dos poetas Thiago de Mello, Ferreira Gullar, Elisa Lucinda e músicos como Milton Nascimento, Beto Guedes, Belchior, Renato Matos, Renato Teixeira, Tunai, entre outros.
Participou da Bienal do Livro (SP) e de várias edições da Feira do Livro de Brasília.
Foi uma das poetas lidas no projeto Letras de Mulher, apresentado na Aliança Francesa, em 2006. É poeta do Congresso Brasileiro de Poesia, de Bento Gonçalves (RS). Isolda é presença marcante em eventos culturais variados pela cidade, onde semeia sua bela poesia, entre eles Noite Cultural T-Bone, Sarau Tribo das Artes, Sarau do Núcleo de Literatura da Câmara dos Deputados.
No teatro, atuou na peça O namorador – Noite de São João, comédia de Martins Penna, produção do Teatro de Bolso - Companhia da Ilusão.
Gabriel Marinho, com 20 anos de idade, é o mais jovem escritor brasiliense publicado. Publicou dois romances O mundo depois do fim (2009), Breve Sonho de Esperança (2010), ambos aprovados pelo Fundo de Apoio à Cultura, do GDF. Já tem pronto mais dois inéditos: Pecado e Santidade e Ela é a juventude, enquanto
escreve o quinto.
Estudante de Cinema, o brasiliense começou a escrever com 16 anos, no jornal do colégio em que estudava. Leitor voraz, tem entre suas preferências os escritores Mário Vargas Llosa, Nietzsche, Machado de Assis, Clarice Lispector, entre outros clássicos e contemporâneos. Seu primeiro livro despertou o interesse de um cineasta. Gabriel pretende transformar suas histórias em roteiro para filmes.
Membro do Núcleo de Literatura do Espaço Cultural Zumbi dos Palmares, da Câmara dos Deputados, escreve também crônicas e artigos, contribuindo para diversos blogs literários. Gabriel vem surpreendendo escritores, jornalistas, professores e pessoas da área literária pelo seu potencial e sua precocidade. Tem sido convidado para dar palestras nas escolas do DF e para participar de eventos literários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário