19/08/2012

A partir de 28-08: Temporada 'Terça Crônica'






Histórias para morrer de rir

Com entrada franca, Terça Crônica abre temporada no Café com Letras com as narrativas de Jovane Nunes e as canções de Raul Seixas

Jovane Nunes, um dos criadores da Cia. de Comédia os Melhores do Mundo, tem o olho de cronista. Dificilmente, um pequeno detalhe do cotidiano, banal para tantos, passa pelo seu campo de visão imune sem se transformar, ao menos, numa boa piada. É assim que ele tem criado, ao lado dos companheiros de um dos maiores grupos cômicos do país, as montagens que lotam casas de espetáculos de Norte a Sul. Nas horas vagas da maratona teatral, o que escapou dos palcos virou dois bem-humorados livros: A outra história do Brasil e Escrava Isaura e o Vampiro. Aliadas às canções de Raul Seixas, essas narrativas abrem a temporada 2012 do projeto Terça Crônica na Livraria Café com Letras (203 Sul), na terça-feira, dia 28 de agosto, às 20h, com entrada franca, e com a presença do humorista que criou o personagem Joseph Klimber.

Um dos vencedores do edital nacional Procultura para Programação Cultural de Livrarias, do Ministério da Cultura, o Terça Crônica não poderia voltar à cena de forma tão feliz. “Retornar dentro de uma aconchegante livraria, cercado de obras literárias de todos os lados, é um sonho. A sensação é de que estaremos em casa. O estímulo à leitura e as delícias do ato de ler sempre foram as tônicas desse projeto híbrido de linguagens, espécie de talk-show que mistura teatro, música e entrevistas”, observa Jones de Abreu, ator e criador do projeto da Cia. de Teatro Criaturas Alaranjadas, que se apresenta ao lado do cantor e compositor Alex Souza.

Até dezembro, serão nove sessões quinzenais que vão privilegiar grandes nomes da crônica nacional, com a presença de convidados da cidade. Criado em 2008 em temporada no Teatro Goldoni, Terça Crônica já participou da Feira do Livro (2010) de Brasília e da I Bienal do Livro e da Leitura (2012), fazendo também itinerância pelas cidades de Ceilândia e Taguatinga, com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC). O projeto se desdobrou ainda no Quinta Crônica (de 2008 a 2011) e no programa Canto das Letras, atualmente apresentado mensalmente na TV Câmara.


TERÇA CRÔNICA NO CAFÉ COM LETRAS
Com Jones de Abreu e Alex de Souza. Participação: Jovane Nunes. Dia 28 de agosto, terça-feira, às 20h, com entrada franca. Classificação indicativa: não recomendado para menores de 10 anos. 



PROGRAMAÇÃO 2012

28 de agosto: Crônicas de Jovane Nunes e canções de Raul Seixas.

11 de setembro: Crônicas de Nelson Rodrigues e canções de Luiz Gonzaga.

25 de setembro: Crônicas de Clarice Lispector e canções de Cartola.

9 de outubro: Crônicas de Luis Fernando Verissimo e canções de Adoniran Barbosa.

21 de outubro: Crônicas de Carlos Drummond de Andrade e canções de Noel Rosa.

6 de novembro: Crônicas de Lya Luft e canções de Tim Maia.

20 de novembro: Crônicas de Miguel Falabella e canções de Rita Lee.

4 de dezembro: Crônicas de Maitê Proença e canções de Vinicius de Moraes.

18 de novembro: Cronista especialmente convidado e canções de Alex Souza.

Um comentário:

EXPEDITO GONÇALVES DIAS disse...

Muito legal o conteúdo do blog. E o serviço prestado quanto às programações culturais.
Parabéns!